Investigador
Andreia Catarina Magalhães Arezes
Nota Biográfica

Licenciada em História variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2002 – Prémio Engenheiro António de Almeida).
Doutorada em Arqueologia pela FLUP (2015), com a tese Ocupação “Germânica” na Alta Idade Média em Portugal: as necrópoles dos séculos V a VIII (Prémio CITCEM/Afrontamento 2016 «TESES UNIVERSITÁRIAS», publicada em Novembro de 2017, com o título O mundo funerário na Antiguidade Tardia em Portugal: as necrópoles dos séculos V a VIII).
Investigadora integrada do CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”, é autora e co-autora de publicações nacionais e internacionais com arbitragem científica. A sua área de investigação privilegiada centra-se no mundo funerário altimediévico e materialidades associadas, nos estudos de etnicidade e na historiografia da arqueologia.
Entre 2002 e 2010 assumiu a responsabilidade científica em dezenas de trabalhos de arqueologia preventiva. Atualmente, mantém a ligação à prática arqueológica de campo como investigadora responsável do Projeto GUIFARQ II – Projeto de Investigação Arqueológica de Guifões, no âmbito do qual co-dirige as escavações anualmente implementadas no sítio.