Grupos de Investigação
Projetos:
- MOVES – Migration and Modernity: Historical and Cultural Challenges,
- Construindo um mundo global: migrantes através do Atlântico – Local2Global,
- A litoralização de Portugal continental a partir da evolução dos municípios (do condado Portucalense a 2021),
- Austeridade como ideologia, moral e quotidiano: o Sul da Europa na crise da Zona Euro (2010-2017),
- The reconstruction of monastic archives in Northern Portugal (from the Middle Ages to the XIXth century) / A reconstrução de arquivos monásticos do Norte de Portugal (da Idade Média ao século XIX)
Investigadores:
Este GI integra, entre outros, especialistas com formação em História, Arqueologia, Estudos Ambientais e Tecnológicos, e Estudos Empresariais. Desenvolve estudos acerca de um vasto número de tópicos relacionados com dinâmicas económicas, políticas e sociais que presidem à produção de valor ao longo do tempo.
Este GI assume que economias formais e informais coexistiram na longa duração, criando soluções inovadoras que respondem a desafios impostos pelo desenvolvimento económico. Investiga redes sociais e económicas; padrões económicos tradicionais e economias inovadoras, emergentes e sustentáveis. Em simultâneo, identifica novos valores e desafios, assim como expressões políticas de uma sociedade em reflexão.
O Grupo desenvolve estudos de História Empresarial e do Trabalho e História da Globalização, analisando, nomeadamente, tecnologias e padrões de transferência de conhecimento, redes informais de comércio, a construção de quadros políticos e a resistência social aos mesmos.
O GI pretende estabelecer colaborações e projetos de investigação interdisciplinares relevantes, cooperar com parceiros institucionais diversos, e organizar conferências internacionais de enfoque inovador.
O GI irá focar-se essencialmente no estudo das economias permeáveis, abordando esta questão através de um quadro comparativo. O Grupo irá procurar contribuir para o plano estratégico do CITCEM sobre migrações e permeabilidades sob o ponto de vista socioeconómico.
A análise de quadros institucionais e políticos formais será intercalada com noções como inovação, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, preocupações ambientais, diversidade cultural, mudanças tecnológicas e criatividade individual. Partindo do Porto e da região circundante, a abordagem do GI procura articular desafios locais e regionais com narrativas nacionais e globais.
